<bgsound src="/som.mp3" />
Breve Glossário dos Transportes:

CMR: CONVENÇÃO RELATIVA AO CONTRATO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE MERCADORIAS POR ESTRADA – regula de maneira uniforme as condições do contrato de transporte internacional de mercadorias por estrada, em particular no que diz respeito aos documentos utilizados para este transporte e à responsabilidade do transportador.

CARGA FRACCIONADA: carga proveniente de diversos expedidores, tipos de mercadoria e volumes, e com destinos diversos; é agrupada para transporte conforme a origem e destino.

COMPROVATIVO DE ENTREGA: documento que constitui prova da entrega da mercadoria, depois de assinado pelo destinatário. Pode ser a GT do transportador ou qualquer outro documento do expedidor que acompanhe a mercadoria com esse fim.

DESTINATÁRIO: Pessoa individual, colectiva ou seus agentes, a quem se destina a mercadoria transportada.

DEVOLUÇÃO: Retorno de uma mercadoria ao Expedidor, surgida durante o processo de transporte, por impossibilidade de entrega (recusa de recepção do Destinatário, morada incorrecta,...), ou por expressa indicação do Expedidor.

ENVIO: Entrega, remessa ou expedição de mercadoria. EXPEDIDOR: A pessoa individual ou colectiva, ou seus agentes, que entregam ao transportador mercadorias para transporte até ao Destinatário.

FRIGORÍFICO: contentor de frio controlado durante a viagem.

GRANDE SUPERFÍCIE: Supermercados, hipermercados, centros comerciais, e quaisquer outras entidades que requeiram marcação prévia da entrega de mercadorias, tal como hora e/ou data, ou requeiram outras formalidades normalmente demoradas.

GUIA DE TRANSPORTE: Documento obrigatório previsto na Legislação, cujo preenchimento deve ser completo sob pena de multa ou coima. Constitui um dos documentos comprovativos da existência de contrato de transporte, devendo conter todas as particularidades do mesmo em “Instruções de Expedidor” e “Reservas do Destinatário”.

ISOTÉRMICO: contentor que proporciona um isolamento da temperatura da mercadoria, sem contudo a controlar.

PESO VOLUMÉTRICO: Comprimento x Largura x Altura (expresso em cm)

PORTA-A-PORTA: Processo de transporte em que o transportador recolhe a mercadoria na origem (fornecedor) e a entrega no destino final (destinatário).

REEMBOLSO: Valor a cobrar pelo Transportador no acto da entrega da mercadoria ao Destinatário, por ordem do Expedidor, sem o recebimento do qual a entrega não se concretiza, a não ser que haja nova ordem escrita pelo expedidor.

RELAÇÃO PESO / VOLUME (PESO VOLUMÉTRICO): via rodoviária– 1 m³ = 333Kg. Via Aérea 1 m³ = 166Kg.

REMESSA: Volume ou conjunto indivisível de volumes expedidos, objecto da mesma Guia de Transporte, para o mesmo Destinatário e para entrega no mesmo local e momento.

Dicas e Sugestões


As mudanças Requerem planeamento prévio e alguns cuidados

  • Um dia antes da mudança desligue todos os electrodomésticos. Portas de frigoríficos e congeladores abertas para descongelamento rápido. Máquina de lavar e a máquina de secar igualmente enxuta;

  • Quando a origem ou destino da mudança for apartamento, informe o condomínio e/ou porteiro para que todos saibam o que se vai passar.

  • Verifique vaga de estacionamento para o camião e/ou as condições necessárias a ser reunidas (reserva do espaço, falar com as autoridades…);

  • Elimine os objectos sem utilidade que não serão transportados para a nova residência;

  • Se a embalagem do recheio for da sua responsabilidade, ao acondicionar frascos, embalagens abertas e outros objectos certifique-se que os mesmos estão devidamente fechados;

  • Relativamente aos electrodomésticos e móveis, deixe-os devidamente embalados, tendo atenção especial com os botões e partes salientes.

  • Leve consigo jóias, dinheiro, cheques e documentos assim como outros objectos de valor – caso sejam entregues à empresa de mudanças deverão ser devidamente declarados no contrato.

  • Prepare a Declaração de Bens Para Transporte Pertencentes a Particulares, declarando que os bens são confiados ao transportador por mudança de residência.


Embalagem e acondicionamento



Não envie como carga geral qualquer mercadoria que necessite de cuidados específicos, constitua risco ou perigo durante o transporte e manuseamento, (exemplo: químicos e outras matérias perigosas, seres vivos, perecíveis, alimentares, sujeitos a frio ou temperatura controlada, … etc.) Na nossa empresa entendemos os cuidados e normas de segurança suficientes e adequadas no transporte e manuseamento da carga.

Links Uteis

 

- DAVID RODRIGUES – Transportes, Lda - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS